Instituto de Estudos sobre o Modernismo

Instituto de Estudos sobre o Modernismo

sábado, 26 de novembro de 2011

Fernando Pessoa - RTP - 30/11

Teresa Rita Lopes participará numa mesa redonda sobre Fernando Pessoa com a Directora da Casa Pessoa, Dra. Inês Pedrosa e o Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, Dr. José Jorge Letria. A intervenção da Professora Teresa Rita Lopes será em torno do tema: "Fernando Pessoa cidadão do seu e do nosso tempo". Sugerimos que participem também no debate: enviem rápido comentário para aqui ser publicado.
A transmissão do programa será do dia 30 de Novembro, aniversário da morte de Fernando Pessoa, no canal 2, das 14hrs às 15:30. Poderá também ser visto através do link:

www.rtp.pt/multimediahtml/video/sociedade-civil/2011-11-30

patrialinguaportuguesa@hotmail.com


Comentários

1º - Anabela Almeida
«Fernando Pessoa e os outros de Orpheu

Passam este ano 120 anos sobre o nascimento de três dos "rapazes" de Orpheu, Luís de Montalvor, a 31 de Janeiro, Alfredo Guisado, a 30 de Outubro e Côrtes-Rodrigues, a 28 de Fevereiro, seria interessante, quanto oportuno, promover um debate em torno destes outros poetas e das suas relações com o mentor da Revista literária portuguesa do século XX. Foi, por exemplo, na página do seu diário de dia 21/11/1914 que Fernando Pessoa registou: "É o Côrtes-Rodrigues quem, de todos, melhor e mais de dentro me compreende. Dizer-lhe isto".»