Instituto de Estudos sobre o Modernismo

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domingo, 7 de agosto de 2011

A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa - Carla Gago


A biblioteca particular de Fernando Pessoa (BpFP) configura um testemunho imprescindível para elaborar uma biografia intelectual do autor. A partir da biblioteca pessoal é possível reconstruir indicações bibliográficas esbatidas ou esquecidas com o tempo, fazer reaparecer polémicas esquecidas ou ainda diálogos inesperados com outros criadores literários, reconstituindo, assim, um contexto intelectual mais vasto, e permitindo um diálogo, por vezes inesperado, com áreas específicas do interesse dos autores. Tal como, por exemplo, a questão de uma formação científica mais específica e especializada em Pessoa: a quantidade de volumes especializados denota uma reflexão mais profunda relativamente a temáticas de ciências naturais do que esperaríamos num poeta.
Embora notoriamente reservado em relação às suas dívidas intelectuais, Pessoa era, na verdade, um leitor voraz e a sua produção literária está profundamente impregnada pelas obras que leu. O autor, que é em primeira instância leitor e intérprete antes de ser produtor de sentido(s), permite-nos, através do testemunho material dos seus livros pessoais aceder à dimensão da génese literária e, consequentemente, indagar o estatuto intertextual da sua produção, o diálogo com outras obras, o que recupera ou recusa explicita ou implicitamente.
A BpFP constitui material muito importante ainda a desbravar. As leituras de Pessoa foram, durante muito tempo, se não votadas ao esquecimento, relativizadas e reduzidas ao que o filólogo Mazzino Montinari, no seu incansável trabalho no espólio de Friedrich Nietzsche, designou de ligações “ideais”:

Um capítulo que (...) ainda tem de ser escrito, é o relativo às leituras de Nietzsche. A literatura de “culto” sobre Nietzsche, que começou com Gast, não queria utilizar estas fontes valiosas para não “empobrecer” Nietzsche; a crítica “filosófica” (Löwith – Jaspers? – Heidegger) achava-as menos relevantes do que do que determinadas ligações “ideais”, que descobria em Nietzsche-Hölderlin-Hegel- etc, etc. (25 de Junho de 1966, tradução nossa)

Também Pessoa foi reduzido às “ligações” mais imediatas - no seu caso, as da tradição anglo-saxónica, tal como Whitman ou Browning, pois à primeira geração de pessoanos careceu de distanciamento (principalmente devido ao determinismo biológico) e de uma abordagem necessariamente transdisciplinar para a análise do acervo, optando por relevar antes outros aspectos que, na sua perspectiva, engrandessessem Pessoa, descobrindo, assim, as tais ligações “ideais”. Fernando Pessoa, que mobiliza sempre referências teóricas e estético-literárias de grande elevação, está ao corrente das discussões mais importantes no espaço europeu nas diferentes áreas do saber, constituindo uma absoluta excepção no panorama intelectual português do início do séc. XX.  Não é de estranhar, por isso, que a própria crítica, nomeadamente a primeira geração de pessoanos (mas que influenciou todas as posteriores), não obstante os méritos que se lhes tem obviamente que reconhecer, não conseguissem “encaixar” estas leituras e conceitos nas grelhas de interpretação da obra pessoana.
Com efeito, quando se estuda a BpFP, é necessário ter em mente o contexto intelectual de fin-de-siècle e início do século XX, no qual a explosão de interesses científicos conduz a uma permeabilidade entre as várias disciplinas. Esta promiscuidade temática (Literatura, História, Física, Biologia, Sociologia, etc) faz com que os assuntos que o investigador procura se encontrem muitas vezes em volumes não muito apelativos para o leitor de hoje e que, à primeira vista, não se prendam necessariamente com o tema em questão. É preciso que se diga ainda que, na lista bibliográfica da BpFP, muitos são os volumes que não residem na classe mais adequada (tal não foi corrigido nas últimas publicações relativas à bibliografia da biblioteca, o que prolongará durante algum tempo este handicap), exactamente por os títulos induzirem muitas vezes o bibliotecário ou o investigador em erro quanto ao assunto ou por serem simplesmente de difícil classificação em só uma das dez classes da BpFP.  
            Pelos motivos aduzidos, torna-se, assim, óbvio, o estudo do “miolo” do acervo de leituras de Pessoa (que vai muito para além de uma mera datação de leituras). Só examinando os stimuli de Pessoa é que poderemos entender com a profundidade necessária os temas e as questões para as quais os seus escritos são resposta. Tal levanta, necessariamente, a questão do que é em Pessoa influência directa e indirecta: de Nietzsche, por exemplo, apesar de não constar qualquer volume no acervo, as referências ao filósofo do martelo encontram-se disseminadas por inúmeros volumes na BpFP.
A extensa  marginalia que encontramos nos volumes da biblioteca é notoriamente imprescindível para compreender a «intensidade» e a perspectiva da leitura do autor, mas as linhas de investigação com base na BpFP que, na nossa opinião, serão, para além de mais estimulantes, mais bem consolidadas e que poderão apresentar resultados mais profícuos - pese embora o alto grau de dificuldade da tarefa - são as que estão ligadas a um trabalho arqueológico que consiga reconstituir o trilho de alguns conceitos disseminados pela sua obra e que remetem para leituras que efectuou.
Na BpFP, como não poderia deixar de ser, a questão incontornável é a Literatura, que aparece, no entanto, confrontada com temas vários (o positivismo científico, as filosofias da História, a filosofia das ciências, a psicologia experimental, etc), sendo dois dos grandes vectores (se não os grandes vectores) a Religião e a Ciência. Quanto a esta última, seria de certa forma inconcebível que Pessoa não tivesse acompanhado os avanços científicos do final do século XIX. Nesta altura, nenhum intelectual que ambicionasse uma interpretação do universo poderia dar-se ao luxo de ignorar o novo mundo das ciências. Mesmo a filosofia, área cara também a Pessoa, ia, nesta altura, de mãos dadas com o fascínio pelas ciências naturais. É de sublinhar, ainda, que as leituras feitas por Pessoa,  que abarcam todas as novas disciplinas científicas à época, que vão desde a psicologia experimental às teorias evolucionistas, passando pela termodinâmica e pela física, não lhe providenciaram unicamente novas ideias e teorias que ele explorou nos seus escritos mais teóricos mas também conceitos, ideias, imagens e metáforas que se encontram disseminados pelo seu universo textual. Tal como a insistência no conceito de “instinto” que à primeira vista se poderá dizer nietzschiano ou bergsoniano, mas que na verdade poderá ser lido no sentido de uma moral evolucionista do seu tempo, e cujo substrato assentará, exactamente, em teorias evolucionistas.
Em suma: um estudo da BpFP a partir de uma perspectiva transdisciplinar permitirá não só uma melhor compreensão das práticas intelectuais de uma época, mas sublinha também em que medida o ambiente intelectual, no qual e em função do qual o autor teve uma determinada produção, é essencial para a compreensão da obra.
Carla Gago é investigadora pessoana, uma renomada especialista na biblioteca particular de Fernando Pessoa e integrante do Instituto de Estudos sobre o Modernismo. Estudou Línguas e Literaturas Modernas e Literatura Comparada na Universidade Nova de Lisboa, Universidade Humboldt e Universidade Livre (FU) de Berlim. Foi leitora de Língua e Cultura portuguesas nas universidades de Rostock e Leipzig, estando a concluir a sua dissertação de Doutoramento sobre o género dramático em Fernando Pessoa. Tem vários artigos publicados sobre temas de Estudos Portugueses em revistas, enciclopédias de autores e volumes portugueses e internacionais.